Falando sério, Dermografismo!

Ooi gatas!


Bom gente hoje o assunto é sério e se trata da saúde da pele ... Há um bom e longo tempo eu vim reagindo à uma espécie de alergia diagnosticada pelos médicos como Dermografismo. Descobri que tinha esse distúrbio na pele, com 9 pra 10 anos e não foi nada confortável. 

Começou com uma coceira chata e intensa no rosto de repente eu fiquei inchada,vermelha e completamente empolada (da cabeça aos pés) , foi um sufoco. Fui levada ao médico mas não adiantou nada pois a bendita da médica não conseguia diagnosticar e então foi pra o básico ... injeção! Durante alguns dias houve uma melhora mas por pouco tempo. 

Voltei com a alergia tempo depois porém em quantidade menor, foi aí que descobri o bendito e convivo com esse distúrbio até hoje, segundo os médicos, vou leva-la para o túmulo. Mas calma que não é nada sério e muito menos vou morrer por conta disso... Graças a Deus por mais assustador que pareça essa doença de pele é inofensiva à saúde. E foi com base nesse diagnóstico que hoje vim esclarecer e deixar em panos limpos todas as dúvidas de quem sofre com esse distúrbio. Vamos lá?!
  • O Dermografismo é um tipo de alergia na pele, bastante comum na população (não precisa surtar como eu fiz quando descobri, mantenha a calma). Aparece na forma de inchaços, coceiras e aparecimento de riscos vermelhos com relevo na pele (e eu não vou mentir, amo essa parte. É como se seu corpo auto reproduzisse tatuagens com forma mas sem coloração - além da vermelha, claro), sempre que há alguma pressão na pele, com unha ou caneta, por exemplo.
  • As Causas do Dermografismo podem ser arranhões ou picadas de insetos que causam pressão na pele e levam à libertação de histamina, fatores que resultam no aparecimento dos sintomas da doença, como vermelhidão e inchaço da pele (eu sei, eu sei parece horrível no conceito mas na prática não é tão mal assim). Porém, outros fatores como estresse, roupas apertadas, substâncias irritantes ou situações de frio ou calor excessivo agravam a 'doença'. 
  • Sintomas do Dermografismo
Os sintomas surgem cerca de 10 minutos após a pele sofrer arranhão ou picada e podem ser:
  • Aparecimento de vergões na pele;
  • Coceira (desnecessária);
  • Inchaço da área afetada (ainda amo essa parte);
  • Vermelhidão e calor na pele (isso sim é chato).
    O dermografismo pode ser assintomático. Nestes casos, os pacientes apenas possuem vergões na pele, não apresentando coceira. Ou, em outro caso, existe o dermografismo sintomático, em que os indivíduos apresentam vergões na pele e coceira bastante intensa. Algumas formas de prevenir o aparecimento de dermografismo podem ser: evitar o uso de roupas coladas  ao corpo (avá, moletom pra sempre agora, i'm sorry but never) e banhos longos e quentes; tomar banho com água mais fria possível; usar sempre hidratante depois do banho; e evitar situações de stress (ou seja não passa de uma doença praticamente psicológica causada por motivos emocionais como stress e nervosismo ... é vou morrer com isso).

Falando como uma pessoa normal responsavelmente ciente de sua "doença" só tenho a acrescentar, não é um pesadelo (até porque me divirto fazendo desenhos na pele e me auto tatuando), mas não é algo que eu desejaria nem ao meu pior inimigo. Incomoda sim! E imagina você toda produzida em um encontro com seu gato e de repente é picada um mosquito filho da mãe no meio da testa ou no nariz  ... já dá pra prever o resultado. Fora que acontece em qualquer ocasião, basta uma pequena e desconfortável coceira na pele pra você ficar igual a uma obre de arte rabiscada.

Quer descobrir se você também sofre com essa porcaria de alergia? Faça o teste pegue algo pontudo como a ponta de uma caneta ou um clipe de papel e desenhe algo em qualquer parte do corpo. Se aparecer algo como os sintomas falados acima, parabéns! Tanto eu como você temos um corpo que se auto denomina um quadro de obra de arte. Por hoje é só fiquem com Deus, um big beijo e até a próxima!

4 comentários:

  1. Apesar de ser uma alergia, eu achei tão legal hahaha. Tirando a parte da coceira e tudo mais, deve ser um máximo ter a pele em alto relevo hahaha.
    http://cindereladoavesso.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é rs, parece meio chata mas devo admitir ... essa parte do auto relevo na pele é a melhor *------*

      Excluir
  2. Caramba! Nunca tinha ouvido falar dessa doença :O Eu diria que é pitoresca hehe Como você mesma disse, a parte de se auto-tatuar é legalzinha. Mas deve ser em grande parte desconfortável </3 Fiz o teste com um palito de unha em mim e não rolou uehueh Enfim, beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo em boa parte desconfortável, principalmente pra mim que não paro quieta ...é sempre me cutucando aqui e ali af ... É bem difícil me verem com a pele sem esse autos relevos e 'projetos de tatuagens' rs.
      Mas ao todo parabéns você não "sofre" com esse distúrbio haha ;)

      Excluir

Vem compartilhar sua opinião comigo!
PS : Deixe o link do blog para visita!